Sign In
BORSA ITALIANA
EUR 12.006 -1.64 %
NYSE
USD 13.37 -2.12 %
Search
BORSA ITALIANA
EUR 12.006 -1.64 %
NYSE
USD 13.37 -2.12 %
Search

 

Bem-vindo à FCA - LATAM

Esta página também está disponível em INGLÊS ESPANHOL

Na região LATAM, a FCA é responsável pelo desenvolvimento, produção, distribuição e venda de carros e veículos comerciais leves no Brasil, na Argentina e na Venezuela.


O desenvolvimento da FCA na América Latina é impulsionado pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizando em Betim (Minas Gerais, Brasil), o qual é responsável pelo design e engenharia de veículos e conjuntos de motores transmissões. O Centro projeta modelos que atendam às necessidades específicas e desejos dos consumidores da América Latina, incluindo em particular o Fiat Toro (premiado com o “iF DESIGN AWARD” e o “Red Dot Award” por seu design), o Fiat Argo e o Fiat Cronos.



Jeep entra na dança dos 75 anos da “Rainha da Ciranda”

8 Tips to Keep your Serenity whilst in Traffic​

​Jeep: mais um ano de liderança

Tips and rules for transporting children

Maior do que todas as outras picapes somadas

​Tips and rules for transporting pets in your car

Uma concessionária para interagir

Fiat Ducato is the "work companion" of the Brazilian entrepreneur

Efeitos do programa Rota do Saber são comprovados em Pernambuco

"JeepⓇ is freedom, because it's the car that takes anyone anywhere"

Jeep entra na dança dos 75 anos da “Rainha da Ciranda”Serenity whilst in Traffic​​Jeep: mais um ano de liderançaTransporting childrenMaior do que todas as outras picapes somadasTransporting pets in your carInstinto de aventura, desde criancinhaFiat Ducato Brazil Efeitos do programa Rota do Saber são comprovados em PernambucoJeepⓇ is freedom

Nossas Marcas


Nossas Instalações

Explorar as instalações de produção da região, assim como muitas outras instalações da FCA em todo o mundo.





Excelência em Inovação


SIMCenter


O SIMCenter, localizado no campus da universidade PUC Minas, é o primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular na América Latina e isso posiciona a FCA Latam como líder no desenvolvimento de know-how, inovação e tecnologias automotivas de ponta que estarão nos carros do futuro.

O sistema é composto por uma plataforma que reproduz todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações do pneu; e uma tela curva com um ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são reproduzidos na tela e são sincronizados com os comandos do motorista, guiados em tempo real por instrumentos em uma sala de controle.

Através destas simulações, é possível definir as características técnicas e funcionais de cada componente que determinam a dinâmica de um veículo, como os dispositivos de absorção de choque, amortecedores, molas, os pneus, a direção, os freios e as barras de estabilização em tempo real em um ambiente totalmente controlado e sem a necessidade de utilizar uma pista de testes.

Através de sinais de telemetria, como velocidade, aceleração, ângulo do volante, conjunto de motor e transmissão, potência de torque e potência do motor, além das reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do veículo e do ambiente ao redor. A tecnologia aplicada no SIMCenter permite a geração de dados abrangentes sobre o comportamento do condutor perante diferentes estímulos, como a distração devido à fadiga; a ergonomia e a interação entre homem e máquina; a infraestrutura rodoviária com a avaliação de sinais de trânsito.


Exoesqueleto


A FCA é a primeira empresa na América Latina a incorporar a tecnologia do exoesqueleto em seu processo produtivo. Conjuntos de exoesqueleto – que reduzem o esforço muscular e melhoram a condição ergonômica dos operadores – estão em uso nas linhas de montagem do Complexo Automotivo em Betim (Minas Gerais, Brasil), e nas fábricas em Campo Largo (Paraná, Brasil) e Córdoba (Argentina).

Leve e fácil de ajustar, o sistema sincroniza-se plenamente com os movimentos do trabalhador.

O exoesqueleto complementa um grande número de iniciativas que visam melhorar a ergonomia para os operadores, tais como ganchos rotativos, braços mecânicos, acabamento, entre outros. A implementação deste equipamento faz parte da estratégia de investimentos para a Indústria 4.0.




Na Comunidade



Cooperárvore

A FCA tem diversos programas para promover o desenvolvimento econômico e a transformação social. das comunidades onde atua. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (Minas Gerais, Brasil), um marco foi a criação do programa Árvore da Vida em 2004, em parceria com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e a fundação AVSI.

O programa se concentra sobre a comunidade do Jardim Teresópolis - localizado próximo ao Polo Automotivo Fiat - onde cerca de 33 mil pessoas moram e que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em Betim. Através de várias iniciativas que fazem parte do programa Árvore da Vida, a população da região tem atingido progressos significativos nos últimos anos, especialmente no que diz respeito às quatro principais prioridades do programa: educação, cultura e lazer, geração de trabalho e renda e desenvolvimento da comunidade.

Desde 2004, o programa já beneficiou mais de 21 mil moradores do Jardim Teresópolis.




Um programa de grande impacto sobre a geração de renda é a Cooperárvore. A cooperativa foi criada em 2006 após a realização de cursos de formação profissional (corte costura, artesanato e serigrafia) para as mães de alunos que participavam do programa Árvore da Vida.

Ao longo dos anos, a Cooperárvore se estabeleceu como uma referência para a geração de renda e de novas perspectivas para os moradores, promovendo a inclusão social e econômica e o empoderamento das mulheres na região. Combinando design com economia circular, a cooperativa cria produtos - bolsas, mochilas, carteiras, presentes personalizados e jogos infantis - utilizando matérias-primas doadas pela FCA e fornecedores (por exemplo, aparas de couro, cintos de segurança, etc. ). Desde a criação da Cooperárvore, mais de 300 mil peças já forma vendidas no Brasil e no exterior, resultantes da utilização de 33 toneladas de materiais.


Programa de Biodiversidade Jeep

Trata-se de uma das mais importantes iniciativas de conservação para a Mata Atlântica do Brasil. Desde 2014, mais de 70 mil mudas de 289 diferentes espécies nativas foram plantadas, 27 das quais estavam ameaçadas de extinção. As sementes são germinadas em uma viveiro próprio localizado no Polo Automotivo Jeep em Goiana (Pernambuco, Brasil).

Os locais para plantar as mudas são cuidadosamente escolhidos para formar corredores ecológicos capazes de conectar fragmentos da floresta e atrair a fauna local. Diversos animais, como a Jaguatirica (Leopardus pardalis) e o Tamanduá (Myrmecophaga tridactyla), já foram observados de volta em seu habitat natural. O objetivo é plantar 208 mil mudas até 2024, cobrindo cerca de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.




O Programa de Biodiversidade é uma ação proativa e voluntária. A fábrica da Jeep tem o compromisso de promover transformações que irão contribuir para a conservação da Mata Atlântica, doando mudas e promover a educação ambiental, mobilizando a sua inteligência e os seus ativos para gerar valor para a comunidade.

O viveiro é também uma área para a educação ambiental. Ao conhecer os processos de produção da fábrica de Goiana e do Programa de Biodiversidade Jeep, os alunos de escolas públicas de Goiana se envolvem na preservação do meio ambiente e pode agir como embaixadores da comunidade. O projeto também inclui oficinas para a formação de professores e supervisores escolares. Mais de 2 mil alunos do 5º ano nas escolas primárias públicas em Goiana já participaram no programa.