Cooperárvore
A FCA tem diversos programas para promover o desenvolvimento econômico e a transformação social. das comunidades onde atua. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (Minas Gerais, Brasil), um marco foi a criação do programa Árvore da Vida em 2004, em parceria com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e a fundação AVSI.
O programa se concentra sobre a comunidade do Jardim Teresópolis - localizado próximo ao Polo Automotivo Fiat - onde cerca de 33 mil pessoas moram e que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em Betim. Através de várias iniciativas que fazem parte do programa Árvore da Vida, a população da região tem atingido progressos significativos nos últimos anos, especialmente no que diz respeito às quatro principais prioridades do programa: educação, cultura e lazer, geração de trabalho e renda e desenvolvimento da comunidade.
Desde 2004, o programa já beneficiou mais de 21 mil moradores do Jardim Teresópolis.
Um programa de grande impacto sobre a geração de renda é a Cooperárvore. A cooperativa foi criada em 2006 após a realização de cursos de formação profissional (corte costura, artesanato e serigrafia) para as mães de alunos que participavam do programa Árvore da Vida.
Ao longo dos anos, a Cooperárvore se estabeleceu como uma referência para a geração de renda e de novas perspectivas para os moradores, promovendo a inclusão social e econômica e o empoderamento das mulheres na região. Combinando design com economia circular, a cooperativa cria produtos - bolsas, mochilas, carteiras, presentes personalizados e jogos infantis - utilizando matérias-primas doadas pela FCA e fornecedores (por exemplo, aparas de couro, cintos de segurança, etc. ). Desde a criação da Cooperárvore, mais de 300 mil peças já forma vendidas no Brasil e no exterior, resultantes da utilização de 33 toneladas de materiais.
Programa de Biodiversidade Jeep
Trata-se de uma das mais importantes iniciativas de conservação para a Mata Atlântica do Brasil. Desde 2014, mais de 70 mil mudas de 289 diferentes espécies nativas foram plantadas, 27 das quais estavam ameaçadas de extinção. As sementes são germinadas em uma viveiro próprio localizado no Polo Automotivo Jeep em Goiana (Pernambuco, Brasil).
Os locais para plantar as mudas são cuidadosamente escolhidos para formar corredores ecológicos capazes de conectar fragmentos da floresta e atrair a fauna local. Diversos animais, como a Jaguatirica (Leopardus pardalis) e o Tamanduá (Myrmecophaga tridactyla), já foram observados de volta em seu habitat natural. O objetivo é plantar 208 mil mudas até 2024, cobrindo cerca de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.
O Programa de Biodiversidade é uma ação proativa e voluntária. A fábrica da Jeep tem o compromisso de promover transformações que irão contribuir para a conservação da Mata Atlântica, doando mudas e promover a educação ambiental, mobilizando a sua inteligência e os seus ativos para gerar valor para a comunidade.
O viveiro é também uma área para a educação ambiental. Ao conhecer os processos de produção da fábrica de Goiana e do Programa de Biodiversidade Jeep, os alunos de escolas públicas de Goiana se envolvem na preservação do meio ambiente e pode agir como embaixadores da comunidade. O projeto também inclui oficinas para a formação de professores e supervisores escolares. Mais de 2 mil alunos do 5º ano nas escolas primárias públicas em Goiana já participaram no programa.