Sign In

"O que criamos aqui é o que esperamos que as pessoas vão admirar. Isso muda vidas."


FCA inaugura no Brasil novo estúdio de design para as marcas Fiat, Jeep e RAM

19 de agosto de 2019 - “Design é tudo. E tudo é design.” É assim que Peter Fassbender, diretor de Design da FCA para a América Latina, enxerga o mundo. Afinal, “criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo”, como define a artista plástica, teórica da arte e professora polonesa Fayga Ostrower, que viveu boa parte da sua vida no Brasil e representa bem o processo de transformar inspiração em algo tangível. Ela acreditava que pessoas imaginam e criam soluções estimuladas pelo desafio de satisfazer necessidades. É assim com todas as manifestações artísticas e criativas e é assim, também, com o design de automóveis.

Mantendo firme o desafio de sempre inovar, a FCA inaugura as novas instalações do Design Center do grupo na América Latina. Localizado no Polo Automotivo de Betim (MG, Brasil), o espaço é considerado o maior estúdio de design automotivo do continente, e recebeu investimentos de R$ 11,4 milhões. Na equipe, são cerca de 150 mentes criativas trabalhando juntas para dar forma aos novos produtos.

“Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil, em 2002”, conta Peter. Nessas quase duas décadas de atividades, foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano. “São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, diz Peter. “Há muitos anos a gente procurava uma casa para nosso design, para dar verdadeiramente um lar para nossas futuras atividades e unir todos os nossos profissionais para criar novos produtos”, acrescenta.


Com área de 2.700 metros quadrados divididos em dois pavimentos, toda a estrutura do novo Design Center foi projetada para favorecer a concepção dos produtos de maneira completa. “É sobre colocar as pessoas mais criativas em uma sala e deixar que elas sonhem”, define o vice-presidente mundial de Design da FCA, Ralph Gilles, que visitou o Brasil especialmente para conhecer o novo espaço. Ele acredita que a magia do estúdio está na colaboração, por conta da abordagem multidisciplinar, e não poupa elogios à equipe latinoamericana: “estou realmente muito impressionado com o time de Design daqui e o trabalho que ele realiza. Eles têm as melhores ferramentas em mãos agora e liberdade para criar, e eu já vejo resultados incríveis”. O Design Center Latam mantém uma rotina intensa de troca com seus pares na América do Norte, Europa e Ásia. Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. São interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.

Um dos grandes trunfos do novo espaço é o laboratório de User Experience (UX), primeiro do setor automotivo em todo o Brasil e que tem a missão de criar veículos cada vez mais alinhados com o que realmente importa: o desejo e a experiência das pessoas. O ambiente possui simuladores desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. “O Design Center tem esse papel de olhar para frente e entender quais são as expectativas das pessoas, para poder entregar aquilo que elas esperam, não só hoje mas no futuro também”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga. “O que queremos que a pessoa sinta quando entra em um carro que projetamos é: ‘este carro é meu, foi feito para mim, eu fui o centro das atenções do design’”, complementa Luís Dias, do time de Design Interior.


Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, conta Alvarenga. Um simulador em Realidade Virtual, útil para experimentar acabamentos internos e externos, como cores e texturas, também compõe o UX Lab. A ferramenta é muito utilizada na fase inicial dos projetos, para fazer testes antes da construção dos modelos físicos. Num universo de possibilidades de linhas, cores, formas e superfícies, o recurso permite que a criatividade aconteça em múltiplas combinações.

O novo Design Center tem ainda a Sala Virtual, que tem como diferencial um projetor laser especial, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. O novo equipamento é capaz de projetar o veículo em tamanho real, com detalhes específicos de textura em alta resolução, possibilitando avaliações de alta precisão. E, como o design está em constante evolução, a FCA já prevê mais investimentos na área para os próximos anos na América Latina. De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços. "O que criamos aqui é o que esperamos que as pessoas vão admirar. Isso muda vidas", conclui Gilles.



Texto: Bárbara Caldeira

Fotos: Divulgação

Related Stories

A FCA bate o carro para proteger a sua família

Read More

Muitas novas histórias para contar

Consulte Mais Informação