Breno Kamei conta que o Uconnect é um passo importante em um projeto maior que vai trazer mais conectividade para o consumidor.
O consumidor está cada vez mais digital e quer veículos mais inteligentes. “Temos muito claro o desafio de ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis. Mais do que mobilidade, o carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que irão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas de maneira fluida. Algumas soluções já conhecemos, outras ainda estamos por conhecer. Por isso, a necessidade de fomentarmos a inovação”, diz Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina.
Para Breno, a conectividade é uma das forças dos times da FCA no Brasil. Em 2020, a FCA lançou a nova geração da central multimídia Uconnect, que já estreou no Fiat Toro e na Nova Strada. Desenvolvida no Brasil, a tecnologia vai ser aplicada em veículos de diversas marcas da FCA no mundo. “O brasileiro está constantemente on-line, por isso, é um usuário exigente. Não temos só a capacidade técnica, mas também a experiência de um consumidor muito conectado”, diz.
O Uconnect é a primeira central multimídia do mercado brasileiro a oferecer conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de contar com ferramentas para uso personalizado. “O Uconnect é o primeiro passo, e um passo fundamental, para a construção de um projeto que é muito maior”, explica Breno.
Liderança e reconhecimento
Todo esse trabalho de planejamento e implementação de iniciativas com foco em inovação tem ganhado reconhecimento. Em setembro, a FCA figurou entre “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, de acordo com levantamento feito pelo grupo IT Mídia. A empresa também integrou a lista das 100 empresas líderes em open innovation no Brasil, no ranking TOP 100 Open Corps. Recentemente, a companhia foi considerada a montadora de automóveis mais inovadora do Brasil, segundo o Anuário de Inovação 2020 do Valor Econômico, que avaliou 214 empresas de 23 setores econômicos.
Prêmios como esses mostram que a FCA se destaca dentro e fora do setor automotivo, superando desafios existentes para grandes companhias inseridas em um ecossistema de inovação aquecido, em que startups e empresas de tecnologia se movimentam com agilidade e crescem exponencialmente. “Na FCA, o nosso olhar é mais qualitativo que quantitativo. Para isso é preciso garimpar, encontrar a oportunidade estratégica, embasada em uma proposta de valor que consiga se destacar das inúmeras outras, com um time que possua as competências adequadas ao desafio”, diz Gustavo Delgado.
Texto: Luiza Lages
Fotos: Divulgação