Sign In

Cherokee 2019 chega à América Latina a partir dos Andes peruanos


Lançamento em Cusco, no Peru, reafirma importância do mercado de SUVs no continente

13 de julho de 2018 - Entre as belas e ancestrais montanhas incas, nos Andes peruanos, o novo Jeep Cherokee, modelo 2019, deu as caras na América Latina. Seu lançamento ocorreu em junho, na icônica cidade de Cusco, seguido por um test-drive a mais de 3.000 metros de altura com lindos cenários.

Cusco, que atrai mais de 2 milhões de turistas por ano, foi o lugar perfeito para receber o lançamento de um Jeep, afinal reúne natureza, aventura e tradição. “Cusco é parte importante da história da América Latina e tem paisagens muito bonitas, além de vários trechos off-road perfeitos para nossos carros”, conta Alexandre Aquino, gerente do brand Jeep para a América Latina.


Com estilo autêntico e novo desenho dianteiro e traseiro, o Jeep Cherokee 2019 redefine o prestigiado SUV médio, aproximando suas linhas do visual familiar já consagrado pelos irmãos Compass e Grand Cherokee. “O motivo dessa aproximação é justamente um alinhamento do family feeling da marca”, diz Aquino.


O Jeep Cherokee 2019 ganhou modernizações no design desde o capô, mais leve, até novos faróis de LED, faróis de neblina e luzes diurnas. Na parte de trás, o carro exibe um novo conjunto ótico, com assinatura LED homogênea que envolve as lanternas de posição, luzes de freio e setas. Mais leve também, a tampa traseira foi redesenhada, trazendo maçaneta mais elevada que oferece maior conforto no uso, sem falar na prática função mãos-livres, que permite a abertura da tampa com um simples movimento dos pés embaixo do para-choque.

A cabine foi atualizada com elegância, mantendo a praticidade e o conforto. O hub de conectividade, com entrada USB, foi reposicionado para a parte traseira do console central, o que aumenta o espaço de armazenamento frontal e o torna ideal para colocar telefones celulares e outros dispositivos do tipo.


Além do novo design, dentre as principais novidades da versão 2019 estão a nova geração do sistema multimídia Uconnect, que ganhou telas sensíveis ao toque com função de zoom e conectividade com Android Auto e Apple Car Play. “A transmissão ganhou software novo, o porta-malas está 9% maior e o carro está em média 70 Kg mais leve, variando conforme a versão e a configuração”, detalha Aquino. “Ele é mais moderno e mais premium”, resume o gerente da marca.

Disponível em 6 versões (Sport, Longitude FWD, Longitude 4x4, Limited 4x4, Overland 4x4 e Trailhawk 4x4), o Jeep Cherokee 2019 chega com maior conforto e conveniência, proporcionando a versatilidade de um carro de uso diário com um surpreendente dinamismo na estrada, fruto da suspensão independente nas quatro rodas e alta rigidez torcional da carroceria. São duas opções consagradas de motorização: o Pentastar V6 3.2 e o MultiAir2 Tigershark 2.4. “O Cherokee se posiciona como o SUV Médio mais capaz do mercado e que perfeitamente combina o melhor dos mundos on-road e off-road. É referência tanto em sofisticação e luxo quanto em capacidade off-road”, declara Tania Silvestri, diretora do brand Jeep na América Latina.

“O Jeep Cherokee 2019 tem mais de 80 itens de segurança disponíveis, que incluem câmeras, sensores e radar. Há também o sistema de aviso de colisão frontal e o controle de cruzeiro adaptativo ", informa Aquino. Outra novidade no modelo deste ano é um sistema de assistência de estacionamento paralelo e perpendicular quase sem a intervenção do motorista (semiautônomo).


Fabricado em Belvidere, no estado americano de Illinois, o Cherokee 2019, que já é vendido nos EUA e Canadá, chega à América Latina começando por Peru, Bolívia e Chile. Na sequência, chega aos demais países: Colômbia, Paraguai, Equador, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Guatemala, Uruguai, Nicarágua e Honduras. Nicholas Parkes, diretor de Operações Comerciais da FCA para a América Latina, projeta vender cerca de 2 mil unidades do carro nesses países em 2018 e 2019, contribuindo com a estratégia de expansão da Jeep. “Esse lançamento é muito importante para a América Latina. O mercado de SUV é o que mais cresce na região e a renovação do Jeep Cherokee traz ainda mais atratividade para o fortalecimento da marca Jeep”, diz o executivo.


Texto: Daniel Schneider

Fotos: Divulgação