Marcela Sampaio (esquerda) e Sephora Amaral (direita)
De acordo com Marcela Sampaio, está em formação na FCA um núcleo gestor com líderes de áreas diversas, para atuarem como multiplicadores na promoção de uma nova cultura corporativa. “Os desafios são muitos, mas o inicial é sensibilizar as pessoas”, afirma.
Em um ambiente tradicionalmente masculino, casos como o de Sephora Amaral, supervisora na área de Controls na Engenharia Powertrain no Polo Automotivo Fiat (Minas Gerais, Brasil), são vistos como inspiração. Com mais de 10 anos de carreira no grupo FCA, ela saiu de licença maternidade em 2016 como coordenadora e, quando retornou, havia sido promovida. “Durante a licença, o gerente da área me convidou para ser supervisora. Tive um pouco de receio por conta do acréscimo de responsabilidade no trabalho, mas abracei a oportunidade”, conta.
Alexandra Morales, que supervisiona a logística interna (handling) do Polo Automotivo Fiat (Minas Gerais, Brasil), lidera mais de 900 funcionários, responsáveis pelo fluxo diário de cerca de 950 caminhões dentro da fábrica. A maioria é homem. “Ainda são poucas as mulheres que se candidatam às vagas operacionais”, conta.