Oficina de Desenho ministrada por designers da FCA abre mundo de possibilidades para jovens do Instituto Árvore da Vida.
21 de outubro de 2020 - O desenho é um dos primeiros recursos que todas as crianças usam para representar e compreender o mundo. Enquanto elas crescem, as linhas no papel ganham complexidade e impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo. O que muitos esquecem é que a importância do desenho não é restrita à educação dos pequenos. Aqueles que seguem exercitando essa habilidade na vida adulta encontram variados campos de atuação, que vão desde as artes plásticas até o design gráfico e de produtos.
Pensando na força de transformação pessoal e profissional que o desenho é capaz de motivar, profissionais do Design Center da FCA na América Latina iniciaram, em 2019, uma parceria com o Instituto Árvore da Vida (IAV), para oferecer aos jovens do projeto uma Oficina de Desenho. Valéria Carvalho Santos, designer de cores e acabamentos da FCA e uma das idealizadoras da oficina, revela que desenvolver um trabalho com o IAV era uma vontade antiga do time. “Faço parte do Comitê de Sustentabilidade da FCA Latam, representando o Design Center. Nas conversas sobre possíveis projetos, o designer Renan Oliveira sugeriu a criação de um curso para compartilhar conhecimentos de desenho com os jovens. Até então, nosso relacionamento mais estreito era com os artesãos da Cooperárvore", conta. Nessa cooperativa, são produzidos acessórios e bolsas com os materiais remanescentes da produção dos automóveis.
A aula piloto aconteceu em junho de 2019 com um grupo pré-selecionado de educandos do IAV. “Durante nossa oficina de Formação Humana, que reúne todos os 176 educandos do instituto, convidamos aqueles com gosto pelo desenho que nos trouxessem um trabalho, sem menção à oficina. Em conjunto com os designers da FCA, selecionamos os trabalhos mais promissores e montamos duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde", detalha Maiara Wenceslau, gerente de projetos do IAV. No primeiro ano, as turmas contaram com aproximadamente 10 alunos cada, com idades entre 13 e 15 anos.
Hora de ensinar
Para compartilhar seus conhecimentos, os designers da FCA tiveram que exercitar suas habilidades como professores, algo inédito para a maioria deles. "Éramos dez designers envolvidos na preparação das aulas da edição de 2019. Nosso objetivo era apresentar aos jovens uma visão geral da habilidade do desenho", recorda Leonardo Campi, um dos designers-professores. Durante os encontros mensais realizados ao longo do segundo semestre do ano passado, os estudantes conheceram as diferenças entres os muitos tipos de lápis, postura e gestos adequados para um bom traço, se informaram sobre a criação de formas geométricas e fizeram exercícios de luz e sombra. As aulas tinham, aproximadamente, quatro horas de duração por turno.