Sign In

Muitas novas histórias para contar


Com o novo portal, Mundo FCA se transforma em FCA Latam Stories: mais conectada e globalizada

21 de novembro de 2018 - Com apenas 4 anos de grupo e mais de um século de história, a Fiat Chrysler Automóveis tem muito o que contar. E não estamos falando apenas dos marcos do passado, mas, especialmente, dos fatos do presente e, claro, do futuro que a companhia ajuda a construir. São histórias como as que você passará a acompanhar em FCA Latam Stories.

Na América Latina, a FCA está presente há mais de 40 anos e, desde 1997, começou a narrar histórias no Brasil, com a revista Mundo Fiat, que teve mais de 130 edições impressas até 2015. “Quando a revista surgiu, o objetivo era informar ao nosso público interno e externo sobre todas as operações do então Grupo Fiat, que fazia não apenas carros, mas também autopeças, caminhões, tratores, colheitadeiras e outras máquinas. Após a fusão com a Chrysler, a revista passou a se chamar Mundo FCA e as histórias, então, se concentraram nas operações automotivas do novo grupo”, conta Roberto Baraldi, coordenador de Relações com a Mídia da FCA.

Nas páginas da revista, eram retratados o universo da marca e seus entusiastas, até que, em 2016, deixou de ser impressa e renasceu no ambiente digital, com o lançamento do portal Mundo FCA, uma evolução do storytelling com conteúdos em português, espanhol e inglês. Em dois anos, mais de 200 histórias foram publicadas, sobre assuntos diversos como sustentabilidade, inovação, cultura, mobilidade e, claro, pessoas. “A migração da revista impressa para o modelo digital acompanhou a modernização da própria companhia, que digitalizou vários processos e operações. Todo o projeto do portal Mundo FCA foi elaborado para que o conteúdo se adequasse a uma plataforma também conectada às mídias sociais”, explica Baraldi.

A evolução do portal Mundo FCA se traduziu na recente criação do FCA Stories, que é a parte visível de um grande movimento de reunir boas histórias em um único ambiente, lado a lado com as experiências construídas em cada região onde a FCA está presente. Dessa forma, foram criadas três abas: Latam, Emea, formada pela Europa, Oriente Médio e África, e Nafta.

Das três abas, o Latam Stories é o canal mais recente, mas já impressiona pela diversidade de temas, com conteúdos que retratam as mais diversas regiões da América Latina, como as aventuras nas praias brasileiras com o Projeto Tamar, de proteção das tartarugas marinhas; o lançamento do Jeep Cherokee na cidade de Cusco, no Peru; e as competições no Valle Nevado, no Chile (foto). Os locais são diversos, mas há um ponto convergente em todas as publicações: as pessoas estão no centro da narrativa, usando a emoção para mostrar o jeito latino-americano de ser e a paixão pelo universo dos carros.


Ao compartilhar histórias, a FCA se aproxima das pessoas por meio de experiências e emoções reais. São narrativas sobre aventuras, descobertas, desafios e conquistas, com a ótica dos clientes, funcionários e familiares, parceiros e, claro, das mais diversas pessoas que se identificam com os valores das marcas Fiat, Jeep, RAM e Mopar, só para citar algumas, pois a lista de marcas da FCA é grande. “Boas narrativas criam laços de reconhecimento”, afirma o diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Fernão Silveira. “Por trás de um carro, há várias pessoas que trabalham na criação, produção, assim como os clientes que têm sempre momentos inspiradores e diferenciados. Nosso desafio é contar histórias de um jeito gostoso e envolvente”.


Texto: Daniel Schneider

Foto: Divulgação

Arte: Fabricio Moura