Autor dos livros, Chico Barbosa concorda: “Como jornalista, fui convidado ao Easter Jeep Safari em 2014; campo de prova fechado, vários níveis de dificuldade, experiência de ficar em ribanceira e tudo mais. Muito legal. Mas aqui na edição brasileira minha experiência foi mais rica. Fiz parte do staff, saí com o Cacá e o Marcos... Conto no livro. Chegamos em espaços que não imaginávamos que seriam tão interessantes”.
Marcos Camargo, o fotógrafo, também pensa assim. “Vejo a Jeep Experience como uma grande oportunidade para suprir uma carência gigantesca desse nicho automotivo. O Jeep no Brasil sempre foi renegado aos trilheiros. Mas na verdade tem um mercado imenso, com muitos usuários que desejam participar das trilhas mas acabam ficando meio de lado. ‘Isso é coisa de jipeiro’, você já deve ter escutado. Mas hoje a marca Jeep no Brasil tem uma dualidade, porque ao mesmo tempo em que ela é isso, ela agora é também uma marca sofisticada, com carros confortáveis e super equipados para qualquer terreno, como é o caso do Renegade, que é um carro urbano, mas capaz de fazer aquilo tudo”.
“Nosso propósito ao fazer o livro foi mostrar o que pode acontecer quando você põe o carro na estrada e sai por aí”, explica Chico. “Contamos histórias de pessoas que também fazem esse tipo de aventura. O objetivo é que cada leitor se sinta motivado a fazer sua própria história, assim como contamos as nossas.”
Barbosa também acredita que eventos como este devem despertar uma cultura off road no Brasil. “Acho que o grande lance dessas expedições é você utilizar o carro como instrumento para se divertir, conhecer o país, estar com os amigos... O carro não é um fim, é o meio que te permite chegar a lugares em que você não chegaria sem ele. Por isso você precisa de um bom carro com tração nas quatro rodas, para passar sem receio por lugares com lama ou pouca aderência, suspensão mais alta, para não bater quando descer de uma rampa, ângulo de saída alto na traseira também... Carros como o Jeep têm essas características que fazem o motorista se sentir seguro para fazer esse tipo de passeio off road”, explica.
Texto: Daniel Schneider
Fotos: Divulgação