Sign In

Tecnologia a serviço do conforto, da agilidade e da qualidade


FCA é a primeira empresa da América Latina a adotar exoesqueletos no processo produtivo

28 de dezembro de 2017 - Estamos vivendo numa época empolgante. A velocidade com que a tecnologia chega até nós continua a surpreender, especialmente para quem trabalha numa fábrica como o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). É que alguns funcionários já caminham por lá usando seus exoesqueletos. Ainda não se trata da armadura do Homem de Ferro, mas que parece ficção científica, parece. Os funcionários que utilizam os novos trajes conseguem realizar suas tarefas com maior ergonomia e menor esforço, o que não apenas dá a eles maior conforto na jornada de trabalho, mas também mais agilidade e energia.

O exoesqueleto é leve, acompanha os movimentos do funcionário em total sincronia e facilita justamente aqueles movimentos que exigiriam maior esforço, absorvendo o peso do tronco, dos braços ou do corpo todo. “O exoesqueleto traz conforto, suporta peso, reduz o esforço no decorrer da jornada e retira a fadiga muscular do trabalhador”, explica Izonel Fajardo, fisioterapeuta do trabalho na FCA.


O exoesqueleto é a mais nova de uma série de iniciativas para a melhoria das condições ergonômicas dos operadores, como os ganchos giratórios, braço mecânico, partnes, talha, dentre várias outras. É também uma parte do conjunto de estratégias para integração das unidades da FCA à Indústria 4.0, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias conectadas à internet das coisas, manufatura aditiva, simulação virtual e outras. “Buscar soluções para que o operador execute a atividade com mais qualidade é um importante desafio que está inerente às práticas da Indústria 4.0”, explica Felix.

Mais de 80 mil dólares foram investidos na aquisição dos exoesqueletos, incluindo os novos conjuntos que serão implantados na fábrica de motores de Campo Largo (PR) e na planta da Fiat em Córdoba, Argentina.


Texto: Daniel Schneider

Fotos: Divulgação

Histórias Relacionadas

"O que criamos aqui é o que esperamos que as pessoas vão admirar. Isso muda vidas."

Read More

Tratar lesões é coisa do passado. A onda agora é evitar que aconteçam!

Read More