Dois Jeep Renegade ​​no meio de um safari

Jeep Experience mostra por que a América Latina é o mundo off-road perfeito


Já tradicional no exterior, evento chega (e se estabelece) no Brasil e Argentina. E não vai parar por aí.

30 de outubro de 2017 - Como é possível que a cultura off road, que já é tradição há décadas em países como Estados Unidos e Rússia, ainda não tenha se estabelecido na América Latina, continente com uma das maiores diversidades de ambientes naturais do mundo? Nos EUA, as Jeep Experiences (sim, acontecem várias todo ano!) reúnem jeepeiros e outros amantes do fora de estrada numa comunhão quase religiosa com a natureza: todos compartilhando o mesmo ideal, curtindo as energias do lugar e vencendo juntos os desafios naturais. É algo bonito de se ver e sentir e só quem já foi sabe do que estamos falando. A mais famosa dessas experiências é, provavelmente, o Easter Jeep Safari, que acontece todo ano no deserto de Moab, no estado americano de Utah.

Pois essa defasagem está com os dias contados: Junto com a fábrica da Jeep em Goiana (PE), o espírito Jeep chegou ao Brasil e a toda América Latina para ficar, e agora a Jeep Experience também faz parte do pacote.

paisagem com areia e vegetação

A proposta da Jeep Experience é que os participantes tenham a oportunidade de conhecer os mais belos pontos turísticos naturais a bordo de um veículo apropriado e em harmonia com a flora e a fauna locais. “A Jeep, que ajudou a desbravar parte do Brasil entre os anos 1950 e 1970, agora retoma sua vocação de proporcionar aos clientes uma série de oportunidades de ecoturismo”, conta Sérgio Ferreira, diretor comercial da FCA para a América Latina.

No Brasil, já houve três edições, a mais recente no início deste mês, no sensacional (e bruto) Parque Estadual do Jalapão, uma unidade de conservação de proteção integral à natureza, no leste do Tocantins. Foi um super circuito de 10 dias por belezas naturais quase intocadas como dunas douradas, cachoeiras irresistíveis, praias de água doce cristalina, fervedouros e, claro, trilhas off-road com desafios que só um Jeep pode vencer. Para viver tudo isso, é necessário dirigir por no mínimo dois dias completos Jalapão adentro, mas cada dia adicional é muito bem-vindo.

Veículos Jeep cruzando um vau lamacento

“A gente busca proporcionar histórias memoráveis, experiências incríveis e originais que promovem nossa natureza rica, os pontos turísticos de que temos muito orgulho, lugares com espírito inovador que geram desafios, relação de respeito e contato com a natureza”, conta Flávia Campelo, especialista de Marketing da Jeep. “A intenção é expressar o espírito Jeep nas pessoas. O momento é de extravasar aquilo que a marca carrega, a pessoa sentir e viver o que um carro consegue proporcionar em termos de aventura”. Flávia define a Jeep Experience como “uma experiência off-road em que nós fazemos um desafio a bordo de um Jeep de verdade”: “É uma experiência que entrega para a pessoa o verdadeiro espírito Jeep e consegue traduzir os quatro pilares da marca (que são autenticidade, liberdade, paixão e aventura) em grandes momentos de experiência com o carro", explica.

As duas edições anteriores foram documentadas em livros-reportagem, escritos pelo jornalista Chico Barbosa. A primeira edição, que percorreu 2 mil km em 12 dias na Chapada Diamantina (BA) está descrita no livro “Sertão Adentro”, enquanto o livro “Cerrado Vibrante” conta a história da segunda edição, que aconteceu na Chapada dos Guimarães (MT), como parte das comemorações dos 75 anos da Jeep no mundo. Os dois livros são belíssimos e ricamente ilustrados com imagens do fotógrafo Marcos Camargo. As aventuras são contadas com detalhes (e mapas) e, ao começar a folhear, já dá vontade de ler tudo do início ao fim e em seguida pegar estrada só para sair fora da estrada!

Reunimos abaixo quatro vídeos sensacionais para mostrar as edições da Jeep Experience no Brasil e na Argentina até agora.

Jeep Experience Jalapão

No vídeo ao lado você vê toda a exuberância da Jeep Experience no Jalapão.

Jeep Experience Chapada dos Guimarães

Nesta edição foi lançada a Série Especial de 75 anos dos Jeeps Wrangler, Grand Cherokee e Renegade.

Jeep Experience Chapada Diamantina

Jeep Experience Chapada Diamantina Cenas impressionantes da primeira Jeep Experience no Brasil, em 2016.

Jeep Experience Patagônia

Há dois meses, a primeira Jeep Experience da Argentina percorreu 500 quilômetros de cenários gelados e deslumbrantes da Patagônia.

Veículos Jeep em uma estrada de terra

A Jeep Experience no Jalapão se dividiu em três turmas, com 20 influenciadores e 27 jornalistas no total (sendo 14 de outros países da América Latina). Dentre os influenciadores estão Penelope Nova, Mohindi, Flavio Samelo, Felipe Solari, Dre Guazzelli, Eliane Dias, Viviane Duarte, Bibi Campos e Átila Ximenes. Alguns dos jornalistas foram Felipe Blumen, Juliano Ceglia, Rafael Mohamad Hindi também esteve lá, e preparou um prato especial só com ingredientes naturais que ele encontrou no local.

Acesse a página da Jeep no Facebook para ver depoimentos da turma! Esta foi a Jeep Experience com maior repercussão nas mídias sociais, mesmo que nos primeiros dias os participantes não tenham tido nem sinal de internet por lá!

Mapa de rotas Jeep Experience Jalapão

Os participantes saíram de Palmas, capital do Tocantins, passaram por Novo Acordo, onde pararam para almoçar, seguiram para o Fervedouro Bela Vista e a Cachoeira do Formiga, visitaram a Cooperativa das Artesãs do Capim Dourado e chegaram à noite em Mateiros, onde se hospedaram. Na manhã seguinte, visitaram as Dunas Douradas do Jalapão e a Prainha antes de retornarem para Palmas. “Mais da metade do percurso foi 100% off-road”, conta Flávia.

“O Jalapão tem uma beleza natural incrível”, reconhece Flávia. Por coincidência, a novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo, também teve o local como cenário. Se o lugar já é maravilhoso pela tela da TV, imagine viver aquilo pessoalmente, a bordo de um Jeep!

“Mais importante até do que a severa avaliação do Renegade e do Compass, o que valeu mesmo foi visitar lugares incríveis, fazer conexões com as pessoas e com a natureza. Não através de aplicativos ou de fotos digitais, mas ao vivo, em cores”, avalia Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA na América Latina, que também participou da aventura. “Olhar toda a beleza do Jalapão e saber que você chegou lá com um SUV de verdade, um 4x4 de fato, um Jeep raiz, nos faz repensar toda a relação com o automóvel. Um Jeep é muito mais do que um meio de transporte, ele é seu parceiro de viagem, sua armadura, seu fiel escudeiro.”

Jeep Renegade cruzando um vau

“O plano agora é expandir a Jeep Experience para todas as pessoas interessadas, todos os amantes de aventura off road que compartilhem do espírito Jeep”, revela Flávia.


Texto: Daniel Schneider

Fotos: Divulgação

Histórias Relacionadas

Uma experiência de paisagens, cores e sabores

Read More

Pela preservação da água, Jeep vai além dos muros da fábrica

Read More