Exposição Leonardo da Vinci

Uma obra de arte!


Exposição patrocinada pela Fiat celebra as criações do mestre renascentista Leonardo da Vinci e conta com o arrojado Cronos HGT como “carro oficial”

29 de novembro de 2019 - Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Essa lista impressionante de habilidades ainda é tímida para definir a importância do mestre italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Figura-síntese do Renascimento, ele carregava em seu âmago a busca incessante pela inovação. No ano que marca os 500 anos de sua morte, Da Vinci é tema de uma moderna exposição que inaugura o MIS Experience, novo espaço cultural do Governo do Estado de São Paulo gerido pelo Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (SP, Brasil). A mostra Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio conta com o patrocínio da Fiat e está em cartaz até 1º de março de 2020.

Pinturas de Da Vinci projetadas no MIS ExperienceA obra de Leonardo da Vinci foi escolhida como tema da exposição que inaugura o MIS Experience, em São Paulo (SP).

Coroando o apoio à exposição, que celebra a vida e obra de um dos mais revolucionários inventores da humanidade, a Fiat destacou o sedã Cronos HGT como “carro oficial” da mostra. Assim como a obra do homenageado, o modelo alia a busca pela beleza e o gosto pela inovação. “A Fiat, por natureza, é moderna, vibrante e ousada. Para nós, a associação com esta inovadora exposição do MIS é coerente com o perfil da nossa marca”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.

Sob suas linhas de DNA genuinamente italiano, o Fiat Cronos HGT traz itens de alta tecnologia, agradando àqueles que buscam beleza, conforto, requinte e praticidade. Equipamentos como quadro de instrumentos colorido de 7” e de alta resolução, ar-condicionado automático digital, revestimento em tecido especial HGT, teto e detalhes internos em preto, tapetes bordados e logos Fiat escurecidos no volante e na chave são características marcantes do modelo.

Fiat Cronos HGT em estande no museuTecnologia e beleza: Fiat Cronos HGT é o “Carro Oficial” da mostra.

Experiência imersiva

O diferencial da exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, que foi idealizada por Bruce Peterson, da Grande Exhibitions – empresa sediada em Melbourne, na Austrália –, é o apelo aos sentidos dos visitantes. Grandes projeções, que utilizam o chão e as paredes do imenso galpão de 2,4 mil m² que abriga o MIS Experience, colocam o visitante dentro de obras antológicas do mestre, como A Última Ceia. Áudios explicativos, mais de 70 réplicas de projetos – que incluem uma máquina voadora vertical, um canhão a vapor, uma catapulta e um piano portátil – e fac-símiles dos códices e estudos de anatomia de Leonardo completam a experiência multissensorial.

Projeções da pintura A Última Ceia, de Leonardo da VinciProjeções em alta definição colocam os visitantes dentro das pinturas de Da Vinci.

O trecho final da exposição é dedicado à análise da Mona Lisa, sua pintura mais famosa. Idealizado por Pascal Cotte, engenheiro, fotógrafo e consultor do Museu do Louvre, de Paris (que abriga a obra original), o segmento apresenta 25 segredos do quadro, que detalham alterações no aspecto dos pigmentos, tentativas de restauração e pequenas mudanças no formato dos olhos e rosto causadas pelo tempo.

Considerada a investigação mais completa sobre o trabalho de Leonardo da Vinci, a mostra está distribuída em 18 áreas temáticas que percorrem seus inventos e criações artísticas, explorando com sucesso o amplo espaço oferecido pelo MIS Experience.

Mona Lisa projetada no museuObra-prima do mestre do Renascimento, Mona Lisa ocupa o trecho final da exposição.

"O MIS Experience não é apenas um novo espaço de cultura da cidade de São Paulo, mas uma proposta que irá modificar o que se entende por exposição de arte. Este modelo levará o público a um entendimento profundo do gênio Leonardo da Vinci, da sua obra e importância para a humanidade. E isso só foi possível graças à união de esforços entre o governo estadual e empresas que, como a Fiat, acreditaram neste projeto transformado em realidade", avalia Marcos Mendonça, diretor geral do MIS.

A mostra Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio está aberta de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada custa R$ 30 e é gratuita às terças-feiras. O MIS Experience fica na Rua Vladimir Herzog, 75, no bairro de Água Branca, São Paulo (SP).

Réplicas de projetos de engenharia de Leonardo da VinciRéplicas cuidadosamente produzidas dão dimensão à busca de Da Vinci pela inovação.

Texto: Roberto Ângelo

Fotos: Divulgação FCA e MIS Experience

Related Stories

Uma experiência multissensorial do design italiano

Read More

Fiat 500: um clássico caso de amor

Read More