Sign In

Com olhar furioso, novo Fiat Toro já te viu


Com cerca de 50 tons de cinza, Fiat Toro 2020 traz irresistível conceito italiano S-Design, novas versões de entrada e central multimídia maior

11 de julho de 2019 - Imagine o seu Fiat Toro com a mesma cor na pintura externa que você adora, mas com detalhes escurecidos que dão a ele mais dessa cara de mau que conquista todo mundo. Você acabou de visualizar o conceito italiano S-Design (o S é de Shadow), que a Fiat acaba de trazer para inaugurar na versão 2020 do Fiat Toro. Além de santantônio e estribos pretos, o modelo traz interior e logotipo da Fiat escurecidos.

Combinação de estilo e conteúdo que satisfazem as necessidades de um público dinâmico e esportivo que busca um caráter atual e diferenciado, o conceito estreou na Europa com os Fiat 500X e Tipo 5 portas, depois de ser apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) de 2017. Outros modelos já ganharam a nova configuração, como o 500L, o Tipo StationWagon e o esportivo Fiat 124 Spider. A estreia no Brasil acontece nas versões Freedom do Fiat Toro 2020 (flex e diesel), para reunir estilo e sedução capazes de conquistar à primeira vista e ainda oferecer uma personalidade que combina perfeitamente com os dois mundos por onde o modelo trafega: o funcional e o emocional.



Assim, o premiado visual do Fiat Toro chega ainda mais agressivo na versão S-Design, que pode ser customizada com qualquer das agora nove cores de pintura externa (Prata Billet, Marrom Deep, Azul Jazz, Branco Ambiente, Branco Polar, Vermelho Colorado, Preto Carbon, Cinza Antique e Vermelho Tribal) e traz todo o interior escurecido, para compor a elegância do conjunto. Vejamos a lista completa dos itens que integram o pacote especial, que custa R$ 5.000:

- Interior escurecido (teto e colunas);

- Faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba;

- Identificação da versão e motorização escurecidos;

- Emblemas e badges especiais;

- Santantônio e estribos laterais em preto;

- Retrovisores externos, grade superior dianteira e barras de teto com pintura cinza;

- Rodas com pintura escurecida;

- Cor específica para: moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes;

- Bancos revestidos com mescla de couro e tecido;

- Volante e painel das portas dianteiras revestidos em couro e com costura preta;

- Apoia-braço central traseiro com porta-copos;

- Logomarcas Fiat escurecidas.

Alguns desses itens são incorporados à picape dentro da fábrica, em Goiana (PE), pelo Mopar Custom Shop, mantendo a qualidade e garantia total.


"O S-Design é um conceito já presente em modelos da Europa que vai conferir um visual mais esportivo e elegante às versões Freedom do novo Fiat Toro 2020, com um toque de sofisticação e do mais puro bom gosto italiano", diz Rafael Filon, gerente de veículos comerciais e picapes da FCA para a América Latina.

O lançamento do novo Fiat Toro 2020, com cerca de 200 jornalistas, frotistas e concessionários, foi nos dias 10 e 11 de julho, no hotel Sheraton Reserva do Paiva, em Recife (PE). O test-drive foi realizado entre o hotel e o Forte Castelo do Mar, em um percurso de aproximadamente 30 km (ida e volta) beirando o mar, em meio às belas paisagens do litoral pernambucano.


Demais versões

Se você viu as fotos, notou que o modelo traz ainda um novo para-choque com overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), que se integra totalmente ao desenho frontal do Fiat Toro e está presente em todas as versões. Aliás, o Fiat Toro 2020 tem duas novas versões Endurance: Flex manual e Turbodiesel com transmissão automática de 9 velocidades.

A versão S-Design, as novas versões Endurance e o novo para-choque com overbumper não são as únicas novidades que estreiam no Fiat Toro 2020. O modelo traz também uma nova central multimídia de última geração, com tela tátil (touch screen) de 7" (40% maior), com Apple CarPlay, Android Auto e navegação TomTom. Simples e intuitiva, a interface com o usuário é facilitada pelos comandos no volante.

A picape, que já é a mais equipada do mercado, fica ainda mais completa em todas as versões, com novos equipamentos de série. A nova central multimídia também é de série em todas as versões, com exceção da Endurance. Já o alarme com comando na chave passa a ser de série em todas as versões de entrada. Nas versões Endurance a caçamba agora recebe santantonio e o vidro traseiro traz protetor exclusivo, tudo isso para facilitar o transporte e evitar danos quando se levam cargas mais volumosas.

No total, são quatro versões (Endurance, Freedom, Volcano e Ranch), com opções de três motores (Flex 1.8 e 2.4 e Turbodiesel 2.0), combinados com três diferentes câmbios (manual de cinco marchas e automáticos de seis e nove marchas). Com opções de tração 4x2 ou 4x4, o Fiat Toro 2020 apresenta a linha mais extensa de picapes para todos os usos, gostos e custos. Desde a utilização familiar para a cidade ou estradas asfaltadas, como um SUV de luxo, até para algo mais pesado, como uso em estradas de terra e fazendas.

"Temos agora um portfolio ainda mais completo, com versões que atendem as mais diversas necessidades", declara Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial para o Brasil.


A picape com o design dos sonhos

SUV com caçamba ou picape revolucionária? Dá na mesma. Há pouco mais de três anos o Fiat Toro inaugurava ao mesmo tempo o segmento de picapes médias no Brasil e o conceito de SUP (Sport Utility Pick-up) no mundo, ao ousar combinar a força e robustez de uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV. Sucesso de público e crítica, o modelo já recebeu mais de 15 prêmios e é líder absoluto de vendas em sua categoria, com mais de 170 mil unidades comercializadas desde o lançamento e atuais 29,3% de market share entre as picapes médias e grandes (segmentos C e D).

Nascido do conceito de um carro que evoca poder, robustez e funcionalidade, o Fiat Toro foi projetado para atender tanto os amantes de picapes que desejavam o conforto e dirigibilidade de um SUV quanto os amantes de SUV que desejavam a praticidade de uma picape. Com tanta versatilidade, o Toro pode ser o carro da família, carregar peso no trabalho, mostrar suas habilidades no campo (especialmente na versão 4x4) e ainda se vestir para a noite e arrasar corações. Infinitas possibilidades, afinal. Esta fusão tão bem-sucedida de características aparentemente antagônicas é uma das principais causas do sucesso do Toro. Isso sem falar na beleza das formas, vigorosamente lindas.

Dentre os prêmios que o Fiat Toro recebeu, cinco são de design, incluindo o iF Design Award, reconhecido mundialmente há mais de 60 anos, o Prêmio Objeto Brasil, um dos mais importantes do país, e o também internacional Red Dot Award, considerado o Oscar do design. Não é para menos. “O carro é lindo”, resume, sem falsa modéstia, o diretor do FCA Design Center Latam, Peter Fassbender. “O Toro certamente é uma grande conquista”, declara.

“Foi um grande resultado, alcançado com a liberdade que tivemos de criar para o nosso mercado. Uma solução elegante não só de design, mas de engenharia também. A dinâmica é espetacular. Não parece que você está dirigindo uma picape. Foi um aprendizado para toda a equipe e uma demonstração de que somos capazes de criar produtos especializados, perfeitos para o nosso mercado, produtos que surpreendem a todos”, diz Peter. “Os clientes adoram o Toro e estão muito satisfeitos. Minha esposa também tem um, que dirige na cidade, feliz da vida.”


Texto: Daniel Schneider

Fotos: Divulgação

Related Stories

“É fantástico onde estamos. E mais fantástico para onde estamos indo”

Consulte Mais Informação

40 anos depois, primeiro carro a etanol do mundo volta a acelerar na Fiat

Read More