Para Gustavo Felicori, gerente de plataforma na FCA para a América Latina, o Uconnect representa o início de uma FCA conectada.
Para Fernando, o grande desafio foi, e ainda é, a complexidade da plataforma, que conta com outras versões em desenvolvimento. “É uma central multimídia com seis tamanhos de displays diferentes, com variação de HMI (Interação Humano-Computador), com aplicação e com desenvolvimento global em sete marcas da FCA, com dezenas de modelos de veículos em produção paralela”, diz. Gustavo lembra das reuniões diárias com colegas da FCA de diferentes partes do mundo, para acompanhamento e resolução de problemas. “São muitos países e culturas trabalhando juntos, e funcionou muito bem. Estamos construindo uma plataforma de conectividade e trabalhamos conectados”, reflete.
Para o gerente de plataforma da FCA, o principal legado para o time é o know-how adquirido em diferentes especialidades, se tornando referência na empresa e integrado com grandes parceiros globais, como Apple, Google e os fornecedores envolvidos no desenvolvimento: “A capacidade de desenvolver produtos de conectividade fica. Os profissionais que participam desse projeto têm oportunidade de desenvolverem conhecimentos e adquiriram experiências sem precedentes. Temos um time em várias áreas da empresa que agora é capaz de desenvolver soluções globais de conectividade para nossos clientes, gerenciando atividades simultâneas em diversos países, com múltiplos parceiros e de maneira muito eficiente e produtiva”.
O lançamento do Uconnect 7” trouxe novos processos e habilidades à organização e inseriu definitivamente a FCA no mundo da conectividade, tanto em nosso portfólio de produtos quanto no ambiente virtual de trabalho. “E este lançamento representa apenas o início da FCA conectada”, diz Gustavo.
Como parte do projeto de transformação digital, FCA Latam e TIM Brasil anunciaram no último dia 28 uma parceria para oferecer soluções de conectividade embarcada em veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram a partir da primeira metade de 2021. Os futuros lançamentos da FCA no Brasil vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G da TIM e a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do país. “O mundo está mudando e você precisa de dados, seja para a vida privada, seja para a vida profissional. Olha o que a tecnologia 4G nos permite fazer, com o carro conectado. E acho que isso é somente o começo de algo que vai mudar completamente a nossa vida”, declarou Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.
Motoristas e passageiros poderão usar o veículo para realizar o mesmo tipo de operações que hoje realizam no smartphone. “A conectividade não é a menor distância entre os pontos. Ela é a melhor distância entre os pontos”, disse Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.
Texto: Luiza Lages
Fotos: Divulgação